Ao completar 40 anos no Brasil, a Honda ofereceu a jornalistas especializados em motocicletas o Curso Básico de Técnicas de Pilotagem Fora de Estrada. O cronograma de trabalho integrou aulas teóricas e práticas com o quadriciclo Fourtrax 420.
O evento, que tinha como objetivo destacar o Enduro de Regularidade, modalidade 100% brasileira, serviu para mostrar que o esporte exige pilotos bem preparados, que possam contar com técnica, inteligência, frieza, navegação e roteiro.
Postura básica: Ao pilotar, é necessário manter a atenção em tudo o que está ao alcance da visão, inclusive sendo capaz de se preparar para agir antes que os obstáculos se apresentem. Ombros e coluna devem estar relaxados, e os cotovelos levemente apontados para fora. Os manetes de embreagem e freio devem ser acionados com apenas um ou dois dedos, e o piloto deve sentar-se próximo ao tanque de combustível. Para manter-se equilibrado, é necessário forçar os joelhos, pressionando-os contra o tanque.
Técnicas de frenagem: É necessário que o piloto se atente às diferenças de terreno, preparando-se para o deslocamento de peso na hora da frenagem. Como o peso da moto vai todo para a frente, a roda dianteira tem mais força de frenagem que a traseira, mas os dois freios devem ser usados em conjunto, a fim de conseguir uma maior eficiência.
Curvas: Antes de entrar em uma curva, é preciso analisar o terreno. O corpo deve ser inclinado para o lado oposto à curva, podendo-se utilizar a perna de dentro para reforçar a tração na dianteira, distribuindo melhor o peso.
Subidas e descidas: Para não perder o contato com o solo nas subidas, deve-se inclinar o corpo para frente e manter a aceleração constante.
Já nas descidas, é preciso inclinar o corpo para a traseira da motocicleta. Como a motocicleta tende a ganhar velocidade nas descidas, recomenda-se manter a moto numa marcha reduzida paa que o freio motor trabalhe em sintonia com você para parar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário