terça-feira, 30 de agosto de 2011

Quadriciclo: saiba um pouco mais sobre pilotagem fora de estrada

Ao completar 40 anos no Brasil, a Honda ofereceu a jornalistas especializados em motocicletas o Curso Básico de Técnicas de Pilotagem Fora de Estrada. O cronograma de trabalho integrou aulas teóricas e práticas com o quadriciclo Fourtrax 420.

  O evento, que tinha como objetivo destacar o Enduro de Regularidade, modalidade 100% brasileira, serviu para mostrar que o esporte exige pilotos bem preparados, que possam contar com técnica, inteligência, frieza, navegação e roteiro.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Caçamba Aberta Agora Pode

É muito comum carregar motos em pickups, e em grande parte das vezes, a caçamba não é grande o suficiente para acomodar a moto e fechar a tampa. E como a placa fica sempre afixada a tampa ou ao pára-choque traseiro, ela fica parcialmente coberta.
Foi para resolver este problema que o CONTRAN aprovou a resolução nº 349, de 17 de maio de 2010, esta resolução dispõe sobre o transporte eventual de cargas nos automóveis caminhonetes,caminhonetas e utilitários.

A resolução determina basicamente o seguinte:

1º Não se pode exceder o peso maxímo especificado pelo fabricante do veículo, nem o especificado por eixo na via.

2º A carga  deve ser acondicionda e afixada de modo a não colocar pessoas ou património em risco, nem que caia ou arraste pela via. Não atrapalhe a visibilidade a frente e nem comprometa a estabilidade do veículo, não exceda a largura do veículo e não sobressaia a frente do mesmo.
3º É obrigatório usar uma segunda placa traseira em local visível do lado direito da traseira do veículo, caso a placa traseira original seja parcialmente ou totalmente coberta pela carga ou acessório de fixação. Essa placa deve ser ser instalada com suportes e adaptadores, mas tem de ser lacrada na parte estrutural do veículo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

5ª Trilha dos Amigos em Palmares foi sucesso


Belas cachoeiras durante o percurso
Domingo foi dia de muita lama, suor, belas paisagens e lama, muita lama na 5ª Trilha dos amigos na zona da mata sul do estado de Pernambuco, a cidade de Palmares foi palco mais uma vez do reencontro da nação trilheira para desfrutar de belas paisagens e muita adrenalina.


Estivemos de perto conferindo este mega evento que só tem a crescer em nosso estado.

Parabéns a todos e que em 2012 seja bem melhor!

Beto Adigital

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Como escolher o pneu

É comum os pneus não duraram nada, quebrarem os gomos ou não darem a correta tração no barro e os pilotos saírem por ai dizendo que o pneu é ruim e não vale nada. O que acontece é que cada pneu é feito para um tipo de terreno e se não for corretamente utilizado ele não terá o desempenho esperado. Pneus mais macios com os gomos mais espaçados são para serem utilizados em superfícies menos consistentes como lama e areia. Se for utilizado em pisos duros ele poderá quebrar os gomos e terá menos tração por que a área em contato com o solo será menor. Este tipo de pneu quando gira provoca a expulsão da lama mantendo a tração mesmo em situações bastante adversas. Pneus mais duros possuem os gomos mais próximos para terem maior área de contato e resistência, Se forem utilizados em lama, por exemplo, ficará liso por que a lama não irá se desprender do pneu adequadamente. Algumas marcas de pneu possuem uma camada de borracha mais dura por fora para resistir melhor ao desgaste e na parte interna dos gomos uma borracha mais maleável para tornar os gomos mais difíceis de quebrar.

Se você vai comprar um pneu para fazer suas trilhinhas procure um de uso mais geral(do meio da tabela) que irá se adaptar aos diversos tipos de terrenos que existem na sua região, e observe a estação do ano para não comprar um pneu para terra dura/cascalho na época de chuva. Verifique as medidas do pneu para sua motocicleta, basicamente são o aro (traseiros 17”, 18”, 19”, e dianteiro 21”) a largura e a altura. Você já deve ter percebido que existem pneus que o aro fica mais próximo do chão, ou seja é um pneu mais baixo que dá maior estabilidade a moto e outras que o pneu é mais alto, protege melhor o aro e evita furos por ter a câmara mascada. A calibragem deve ser conferida sempre antes de sair com a moto, com os pneus frios. Ela varia com o seu peso, estilo de pilotagem, terreno, pneu e sua moto. Para terreno seco e duro deve ser por volta de 14 Lbs, caso tenha muitas pedras diminua a velocidade ou use uma pressão maior para evitar que fure sua câmara. Na chuva 11-10 Lbs. Algumas montadoras como a Honda recomendam a mesma pressão para os pneus dianteiros e traseiros(14 Lbs no caso da CR) ou pode haver uma pequena diferença entre os dois dependendo da sensibilidade do piloto.

Os spray para reparo instantâneo de pneus só funcionam em caso de furos pequenos. Se você andou com o pneu vazio é capaz de não funcionar. Sempre vale a pena ter um às mãos. Eles já me salvaram muitas vezes. Leia as instruções no rótulo e se o pneu não voltar a esvaziar no dia seguinte o furo estará remendado por algum tempo. Eu digo por algum tempo por que o spray veda o furo entupindo-o e mais cedo ou mais tarde acabará vazando pelo buraquinho que ainda estará lá.

Os pneus desempenham uma função essencial para o trail, o atrito entre a moto e o solo, para melhorar esse atrito, saiba mais sobre os pneus:
1. Pneus de cravos baixos e próximos- normalmente esse tipo de pneus são colocados pela fábrica em motos trail, eles são indicados a 60% ao uso off-road e 40% para o uso street/on-road. São desaconselhados para o uso em trilhas, pois qualquer piso um pouco molhado, irá cobrir totalmente os pequenos cravos, e ainda mais tão próximos. Por isso, se você usa sua moto apenas para trilhas, dispense esse tipo de pneu.
2. Pneus de cravos baixos e longes- são os pneus indicados para o uso em piso seco ou molhado com irregularidades(buracos, valas…), porém, se torna ruim em trilhas com atoleiros fundos ou pisos muito movediços ou escorregadios(brejos, argila, lama), esse tipo de pneu é de pouca comercialização,mas a Pirelli e Michellin fabricam.
3. Pneus de cravos altos e próximos- são os pneus mais usados pelos trilheiros, foram feitos para pisos com pouca deformação, molhado ou seco, enfrentam lameiros com facilidade mas perdem a eficiência rapidamente, pois a lama cobre os cravos com facilidade, por serem próximos, a grande vantagem desse pneu é a performance em terra abatida, onde os cravos próximos não atrapalham na estabilidade da moto com o piso.
4. Pneus de cravos altos e longes- totalmente indicados para trilhas de grande percurso em atoleiros, brejos, argila, possui uma tração eficaz em qualquer tipo de terreno molhado e movediço, o grande problema desse tipo de pneu é a pouca aderência em terra abatida, sendo desaconselhado para trilhas de média e alta. Em trilhas com grande problemas de piso(buracos, lameiros, brejos, erosões..como descrito acima) é o pneu ideal.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

KTM pode lançar moto elétrica já em 2012

Apresentada ao público pela primeira vez no Salão de Tóquio em 2010, a eléctrica Freeride conquistou uma pequena legião de fãs do Off-Road, pois a verdade é que as cada vez maiores restrições às emissões poluentes – o que inclui poluição sonora – vão obrigar os fabricantes a mostrarem opções “limpas” e silenciosas.

A pouco mais de quatro meses da realização do Salão de Milão – EICMA, que irá acontecer em Novembro, alguns rumores apontam para que a KTM esteja pensando em comercializar a Freeride a partir do início de 2012 e por um preço que não andará longe dos 10.000€.

A pequena Off-Road eléctrica da KTM deverá se apresentar em grande estilo na EICMA, com a marca dirigida por Stefan Pierer a desenvolver, ao que tudo indica, três versões diferentes da Freeride.

Os dados iniciais anunciados para o motor eléctrico deste modelo apontam para uma potência equivalente a 30 cv provenientes das baterias de ions de lítio, capazes de oferecer ao condutor uma autonomia de 1,5 horas. A moto “livre de emissões” terá menos de 100 kg, com a KTM a acreditar que a Freeride deverá parecer-se com uma moto de 125 cc a dois tempos em termos de performance.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Israel Feitosa o nome da 10ª edição do CAMALACROSS

Largada da MX1
Mudamos de rota, mas continuamos nas aventuras sobre rodas, desta vez nós fomos conferir de perto a 10ª edição do Camalacross, viagem longa até a capital do Cariri Paraibano, Camalaú uma cidade pacata, organizada e acolhedora que há 9 anos nem imaginava sediar um dos maiores eventos de MotoCross do Nordeste.

Podemos assim dizer uma competição a nível nacional com competidores de todo Nordeste, mais de 200 pilotos inscritos para concorrer a 15.000,00 (quinze mil reais) em prêmios, parabéns aos organizadores, Josenildo e Auriberto.
Israel ao lado do filho
O nome do 10º CAMALACROSS foi o Santa-cruzense Israel Feitosa #334, ele mostrou tranqüilidade durante toda prova, parabéns Israel que comemorou no dia especial a ele que também é pai, mais um titulo na MX1.
Fámilia
O dia foi mais que especial para Família Feitosa, Israel comemorou ao lado do seus pais, Filho e toda família.

Beto Adigital



Veja Mais!

Galeria de Fotos >>

Resultados da competição >>

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

10ª Camalacross em Camalaú/PB

A edição de 10 anos do Camalacross na cidade de Camalaú no estado da Paraíba, vai contar com a cobertura total do site Só Trilha, estamos chegando sábado 13, para mais um mega evento sobre rodas.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Julio Cesar vence 3ª etapa do Brasileiro de MotoCross

O piloto Júlio César Xavier (Anjo Voador), Pernambucano da cidade Santa Cruz do Capibaribe, vence a 3ª etapa do Brasileiro de MotoCross em Canelinha Santa Catarina.

O Pernambucano andou muito forte na MX4, vamos torcer que o título Brasileiro venha para Pernambuco, Julio César com aquela velha experiência deixou para trás, o famoso e conceituado piloto Chumbinho, Júlio é patrocinado pela Rota do Mar, Moda Center Santa Cruz, Gato Boy, IMS, Bringer Jeans, MR PRO.
Júlio César 1º lugar na 3ª etapa do Protork Brasileiro de MOTOCROSS

A proxima etapa é em Anchieta, Espirito Santo dias 20 e 21 de agosto.

Que Deus possa te guiar nesta próxima etapa Anjo Voador.

Por Beto Adigital

Confira as Fotos da 9ª Trilha da Raposa


Fotos: Breno Andrade e Beto Adigital

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Rally dos Sertões: Mafra Júnior busca título na competição

Pela segunda vez em sua carreira, o catarinense Aristides Mafra Júnior vai encarar o Rally dos Sertões. A maior e mais difícil prova da modalidade que acontece em território brasileiro começa em 9 de agosto e se estende por dez dias, percorre cerca de 5 mil quilômetros e cruza cinco estados (Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará).